Olhares

MUNDOS NO MUNDO: A ARTE DE LUIZA MACIEL NOGUEIRA

Por Fabrício Brandão

 

Desenho: Luiza Maciel Nogueira

 

A cada um, sua maneira de tingir o mundo. A cada um, a forma de emprestar significado às diferenças, espaços onde a singularidade aguarda ser descoberta. Uma poesia dos dias refugia-se em toda a sorte de recônditos. Ao artista, a tarefa de trazer à tona o despercebido, o algo que pulsa incessante nas camadas sensíveis da vida.

Quando a arte promove um encontro, celebra, sobretudo, as delicadezas da existência. Se alegria ou dor, pouco importa, a catarse ante a criação mais parece uma personagem bipolar, cujo temperamento firme e decidido nos projeta em múltiplas e inexplicáveis dimensões.

É bom identificar muito do que foi dito acima nos traços de artistas como Luiza Maciel Nogueira. Em seu ofício, a desenhista engendra mundos e confere a eles vibrações de mistério. Sua arma, a profusão de cores e formas que conclamam uma espiral do tempo. É como fazer uma viagem a paisagens familiares e, noutros momentos, a domínios distantes e inusitados.

Desenho: Luiza Maciel Nogueira

 

No apelo sugerido por suas marcantes cores, Luiza mergulha fundo no frágil fio da vida, como se fosse possível reter dali alguma espécie de acalanto para a alma. Neste trajeto, há muito por se deparar. Seja na representação do universo feminino, no olhar sublime em torno da natureza ou na dimensão conferida ao amor, a artista consolida a seu trabalho uma inalienável força lírica.

Fazendo girar o ciclo da invenção de outros mundos, alguns dos desenhos de Luiza Maciel Nogueira também incorporam arremates psicodélicos. Tal sensação experimenta percursos em outras tantas vias que os sentidos, nos mais variados níveis de abstração, podem ofertar.

Movida apaixonadamente pelos quadros de Van Gogh, a artista confessa que o desenho se manifestou em sua vida como instrumento de expansão da consciência e do autoconhecimento.  Abraçada à poesia da existência, Luiza vivencia caminhos, deixando se levar pela observação de tudo aquilo que é compatível ao ritual dos mistérios humanos.

 

Desenho: Luiza Maciel Nogueira

 

 

* Os desenhos de Luiza Maciel Nogueira são parte integrante da galeria e dos textos presentes na 75ª Leva

 

 

 

 

Clique para imprimir.

4 Comentários

  1. Que elogio maravilhoso este Fabrício, linguagem belíssima. Agradeço imensamente pelas palavras, estou muito feliz de participar da D&A. Grande beijo!

  2. Todos os desenhos dessa moça são lindos mesmo, quem sabe um dia ela não ilustra a capa de um livro meu

  3. Bela apreciação dos desenhos da Luiza, que são delicadamente assombrosos, multiplicados de interioridades. Extrai o essencial, mas conserva o segredo.

  4. Belo elogio a grande artista que cativa pelo seu brilhantismo intuitivo sensorial. Parabenizo a revista pela qualidade.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *