Pequena Sabatina ao Artista

Por Fabrício Brandão

 

O que se espera de um artista em toda a sua potencialidade? Que cumpra o ritual de seus ímpetos de autenticidade, sem fazer concessões de toda ordem, ou que se alimente de seu tempo com voracidade? Certamente, são duas questões a também rondar as mentes tanto de quem cria quanto de quem consome arte. No caso específico da fotografia, tais eixos de reflexão desempenham um papel de destaque, tendo em vista as múltiplas formas de se mostrar o mundo que nos abriga e repele. Em todo caso, estamos próximos de uma perspectiva mais diferenciada de observações quando tomamos por norte os imperativos da lucidez. E falar nesta última personagem significa muito mais uma forma de perceber densamente o que somos do que qualquer outra coisa. Nesse viés, ler a nós mesmos resulta num percurso por um labirinto através do qual talvez jamais consigamos encontrar a saída.

Diante de todo um exercício crítico do olhar, nos deparamos com a obra de Silvio Crisóstomo. Sob a pele desse fotógrafo, pulsa viva a tez de um homem que ao olhar os espaços circundantes, vislumbra o que está além do óbvio. Detentor de uma aguçada visão sobre a existência, Silvio toma o caos urbano como um elemento impulsionador de seu trabalho, repensando não apenas o ponto de vista espacial, mas principalmente a forma como os homens, quase todos integrantes dum mesmo pacote de irracionalidade, devoram a si próprios. É assim que, por exemplo, suas imagens devotam especial atenção à cidade de São Paulo, lugar que, aos olhos desse inquieto artista, é um estado de coisas sem solução.

Alagoano de nascimento, Silvio confessa ser um alguém que busca um efeito poético para seu trabalho. O resultado disso é patente, pois o modo como pessoas e lugares são captados e trazidos à luz redimensiona sentidos e posiciona o artista como um legítimo porta-voz de seu tempo. Nessa entrevista, o fotógrafo nos conta aspectos marcantes de sua trajetória, ressaltando concepções próprias que o movem dentro de um território imagético fortemente pontuado por uma, digamos assim, condução engajada dos registros. Leia-se engajamento aqui com um sentido especial, qual seja o de um envolvimento consciente e ativo da condição de se estar num mundo deveras complexo e que a todo o momento nos cobre com o manto da provocação.

 

 

 

Sílvio Crisóstomo / Foto: Clo Lainscek

 

DA – É possível observar que você representa o real de uma forma diferenciada, rompendo qualquer noção superficial do olhar primeiro sobre coisas, pessoas e lugares. Há um desafio muito grande quando a questão é afastar as armadilhas do óbvio?

SILVIO CRISÓSTOMO – Eu digo, educadamente, que não tento “representar o real”, e sim “apresentar o real”, visto que sou um artista contemporâneo e essa é a forma mais correta de conceituar o meu trabalho. Eu apresento o real que acredito que exista no momento da captura da imagem. É uma realidade única, pois eu nunca consigo reproduzi-la novamente da mesma maneira devido ao sentimento que é posto e exposto em muitos casos. A “noção superficial…”, a qual você se refere, é o que realmente banaliza a fotografia, e não a facilidade de se fotografar hoje em dia devido à tecnologia. Tenho a opinião de que o “olhar banal” é a morte da fotografia e da arte como um todo. Artista de verdade não se permite ao mais do mesmo, ele se arrisca no novo. Ele, o artista de verdade,  desafia os outros a entendê-lo.

Eu sou um artista plástico que utiliza a fotografia como plataforma de trabalho, atualmente produzo vídeos também, e por isso, acredito, observo sempre o que está acontecendo de relevante na arte pelo mundo, mas nunca uso isso como alguma referência para o meu trabalho, ele é plural: sem regras, sem pertencer a alguma escola artística ou fotográfica. Eu absorvi e absorvo conteúdos vindos do cinema, das artes plásticas, do design, da arquitetura, da música e, por último, da fotografia em si. O meu espectro de interesses e de ação na arte é amplo.  Ao tentar ver sempre o novo no banal da vida, ao tentar apresentar uma realidade que só existe na minha cabeça, eu posso errar como posso acertar no meu propósito de mostrar e comunicar com o meu trabalho, que não me deixa cair nas armadilhas da obviedade.

DA – O excesso de informações de toda ordem parece ter tomado conta da contemporaneidade, contribuindo bastante para a banalização a que você se referiu anteriormente. O grande prejuízo aqui seria a padronização dos pontos de vista. Diante desse quadro, a busca por um sentido poético seria um atributo transformador nas mãos do artista?

SILVIO CRISÓSTOMO – Realmente… Acredito que o excesso de informação desinforma, você vê tudo e realmente não está vendo nada. O que percebo também é uma carência  de originalidade nos trabalhos artísticos fotográficos, e, na minha opinião, deveria ser o contrário, já que temos a capacidade de obter informação do mundo inteiro. Ou seja, o excesso ou a facilidade de ter essa informação não quer dizer que o artista (ou o profissional da imagem) se beneficie com isso. Vejo que muitos ficam cada vez mais maneiristas, para não dizer copiadores, são inseguros artisticamente e ficam reféns de “referências” pelo resto da vida. São poucos os que se arriscam e esses são os que realmente deixam sua marca num mundo cada vez mais diluído cognitivamente. O que hoje se chama “releitura” são cópias muitas vezes mal feitas de grandes trabalhos originais. São terminologias que escondem a falta de conteúdo em muitos casos.

Entre erros e acertos, busco sempre um sentido poético para o meu trabalho e muitas vezes me deparo com trabalhos parecidos com o meu, mas que foram concebidos há mais de 50, 60 anos, e isso me leva a entender o que a arte fez como veículo transformador no inconsciente coletivo do mundo. Entender o que é poética visual é essencial para qualquer futuro artista.

DA – Algo que se destaca em sua trajetória é o olhar sobre os espaços urbanos. E é justamente aqui que retomamos aquela noção de resultado poético, capaz de suavizar o caos “civilizatório” que envolve as cidades. O que pensa a respeito disso?

SILVIO CRISÓSTOMO – Eu penso que não suavizo o caos civilizatório, eu o aceito como é. Tento entender os signos do caos urbano. É por isso que a minha poética visual tem um amplo espectro de temas, porque o caos foi disseminado no cotidiano num grau muito além do retorno.  Eu aceito e trabalho isso. Sem o Caos, o meu trabalho não existiria. O Caos é a inquietação. Além disso, eu cresci numa cidade selvagem. A minha inocência foi arrancada em São Paulo. São Paulo constrói no mesmo ritmo que destrói. É uma cidade sem solução.

DA – A série “Não existe amor em SP: São Paulo Descolorida” é prova viva da sua relação com a colossal metrópole. E é emblemático ouvir de você que a cidade dizimou-lhe a inocência. O que você não endossa nessa perturbadora São Paulo?  

SILVIO CRISÓSTOMO – Eu conheço bem São Paulo. Passei três anos andando por toda a cidade (de 2010 a 2012) e só assim pude entender a dinâmica que movimenta a vida de toda aquela gente. São Paulo tem “ilhas de riqueza e prazeres” diminutas, num mar de pobreza cultural e social, e desorganização. O que São Paulo oferece de serviços a qualquer hora, lhe falta em qualidade de vida. Talvez falte qualidade de vida, pois a grande população nem saiba o que a palavra “qualidade” e “vida” signifiquem realmente e por isso não tem interesse em melhorar nada. São Paulo é uma ilusão, ela não deu certo.

 

 

 

DA – Há um teor significativo na obra de um artista quando ele se debruça sobre as questões de seu tempo. E você se enquadra bem nesse território quiçá pantanoso. Nessa travessia, consegue vislumbrar algum sentimento de libertação?

SILVIO CRISÓSTOMO – Acredito que se o artista não é contemporâneo, é ultrapassado. Se ele não entende a dinâmica do seu tempo, é ultrapassado. Ultrapassado no sentido de datado, “já feito”, cópia da cópia, etc. Veja, estamos falando de um olhar que apresenta um mundo que é uma leitura particular de quem o faz. Portanto, se o artista não consegue “ler o hoje”, com certeza ele parou em algum lugar lá atrás e talvez por isso deixe de ser criativo e vire maneirista em seu estilo.

É difícil falar se liberta ou não. Não sei dizer. Sei que a partir do momento em que você mergulha e se aprofunda na sua temática, mais você sabe e mais você cria. O perigo é ficar preso sempre na mesma temática por não saber acompanhar o mundo ao redor.

DA – A plasticidade de alguns de seus registros deixa marcas densas, sobretudo no que se refere ao olhar sobre pessoas. Como é perceber o outro diante desse pacto silencioso de aproximação?

SILVIO CRISÓSTOMO – O indivíduo que mora nas grandes cidades, ao meu ver, não manda na cidade. A cidade manda nele. O concreto, o carro, os impostos, normas mandam nele. É uma grande ilusão achar que existe uma real liberdade em parte alguma. Nós criamos uma máquina de repetição de fazeres monótonos incríveis e São Paulo é a grande referência. Por isso, eu ainda não fiz realmente uma série de retratos “clássicos”, em pb… aquelas coisas. Eu não encontrei um tema que  me animasse, que fosse original e que não falasse da pobreza, desgraças, pessoas ou mazelas de qualquer tipo. Esse tipo de trabalho já se esgotou e, mesmo assim, ainda é exposto em galerias, publicados em revistas, etc. Por isso, talvez, quando retrato pessoas, na maioria das vezes elas estão desfocadas, borradas, saturadas, nunca “limpas”. O mundo não é assim, e duvido que exista uma vida assim… limpa. Transformar um retrato de uma pessoa comum numa obra de arte não é para qualquer um, mesmo porque quem define isso é o mercado e não o autor, e nesse ponto a banalidade toma conta ao retratar a vida lá fora. Há uma falta de talento gigantesca hoje em dia. As minhas fotos de pessoas, não considero que façam parte de nenhuma série, eu diria que são experiências estéticas em busca de algo original na minha poética.

DA – A sua experiência com o jornalismo assinalou caminhos importantes para seu trabalho?

SILVIO CRISÓSTOMO – Acentuou a crítica, a percepção de que a presumida verdade pode ser mostrada por vários pontos de vista e, ainda assim, não ser a verdade. Estudei jornalismo para aprender a ler o meu mundo. Eu diria que ele está presente no prazer de andar na rua e entender como “ler” o entorno. Está na crítica visual, dentro da poética que trabalho.

 

Sílvio Crisóstomo / Foto: Clo Lainscek

 

DA – Esse caráter poético não lhe afasta também de uma perspectiva documental. O resultado é interessante porque sugere um viés antropológico de observação.  Nesse contexto, a intuição fez a diferença?

SILVIO CRISÓSTOMO – Uma intuição baseada na necessidade de apresentar um mundo já insuportavelmente gasto, usado, desmerecido, me referindo a São Paulo, onde o trabalho foi construído. Trabalho poético visual construído sob um olhar destituído há muito tempo da ingenuidade que muitos profissionais e iniciantes na fotografia tem ao (no caso deles) retratar uma cidade, e, por isso (mais uma vez), a repetição da banalidade visual acontece. No início, eu também era ingênuo visualmente: a linguagem, a poética, a crítica, a leitura arquitetônica e o conhecimento estético não estavam interagindo. Eu estava mais preocupado com os ditames da fotografia e menos com o que realmente sabia e poderia fazer. Escolhi ser “Eu”. Quando se anda muito pelas ruas, e você faz isso durante muito tempo, com o intuito de conhecer (e encontrar) algo que sabe que existe, mas não sabe onde está, você é profundamente afetado pelo meio, reconhecendo seus signos e a repetição inútil e sem sentido na maneira de se viver que a cidade imprime nas pessoas. Somando isso com uma necessidade de criação visual, de  criação de uma linha poética e de criticar o cotidiano pela improvável beleza e total banalidade de certos elementos urbanos, eu mergulhei nesse objetivo, e, a partir dele,  fui me entendendo como pessoa cada vez mais.  São Paulo só passa a ser uma cidade boa para se viver se você conseguir andar de olhos fechados. Nesse sentido é antropológico, sim.

DA – Sobretudo nesse ambiente chamado pós-modernidade, diria que a transgressão é o instrumento mais precioso de um artista?

SILVIO CRISÓSTOMO – Não diria “transgressão”, pois o artista não está fazendo de errado, e sim o que ele acredita que seja o correto no e para o trabalho dele. Eu concordo com uma frase dita por uma grande amiga: hoje a melhor coisa é ser marginal. Se quiser realmente ser artista, tem que ser marginal. Marginal no sentido de não seguir regra alguma, de não fazer o que todos fazem, de não se preocupar com um grupo, com uma escola artística. O mundo está tão diluído, tão fragmentado, que ser autoral, experimental e independente, sem abrir concessões, é uma transgressão inaceitável nos círculos do mercado da arte.

DA – Em meio aos caminhos marcados pela inquietude, quem é hoje Silvio Crisóstomo?

SILVIO CRISÓSTOMO – Enquanto pessoa, estou em constante mutação e se eu me definisse, seria contraditório. Como artista, sou um produtor de poéticas que busca temas universais inquietantes, muitas vezes numa linguagem acessível para o grande público, sem, no entanto, corroborar com os ditames estabelecidos na comunicação em geral. Se a arte está no mundo, ela é de todos para todos. E se a vida não basta, como disse Ferreira Gullar, a arte é essencial para dar sentido a esse mecanismo efêmero. Crio na medida em que certos assuntos ficam insuportáveis para mim. A criação surge dessas emoções. Eu não suporto criar “sem autoria ou título”, tenho a pretensão de corromper… é isso.



 

 

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4 Comentários

  1. Há tempos sou grande admiradora da poética visual do Silvio; mais ainda, me agrada demais seu sentimento de mundo traduzido nesta entrevista.

  2. Me deparo muito surpresa, com as questões formuladas por Fabricio Brandão, colocadas de maneira opositória ao senso comum( tão batido no jogo da contemporaneidade). O repertório do entrevistador surpreende bastante. Fica meu elogio para sua sensibilidade que permitiu que o entrevistado se expusesse em profundidade e demarcasse seu território. Excelente entrevista!!! Quanto ao artista que admiro, o trabalho fala por si.

  3. Silvio ratifica em palavras,a pungência de sua obra. , a sua sensibilidade poética. ,e traduz a importância da arte neste mundo contemporâneo ,com sua fugacidade e sua genuína efemeridade ,que a arte atenua!

  4. Ter Silvio Crisóstomo como Orientador, foi o Ápice da construção da minha poética criativa. Tanto é que hoje Silvio é meu Orientador e Curador. Transformar IMAGEM em ARTE não esta em nossa imaginação, mas com Orientações, isso é possível…

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